Benefícios para a saúde

  • Azeite de Oliva
  • Vinagre Balsâmico
Rico em vitaminas
O azeite de oliva contém altos níveis de antioxidantes, incluindo polifenóis, vitaminas A, D, K e E, clorofila e carotenóides. Antioxidantes são a chave para fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo contra os radicais livres e a oxidação celular.
 
Reduz o colesterol
O azeite de oliva reduz os níveis de colesterol total no sangue, colesterol LDL e triglicerídeos. Ao mesmo tempo, não altera os níveis de colesterol HDL, que desempenha um papel protetor.
 
Reduz a pressão arterial
O consumo regular de azeite pode ajudar a diminuir tanto a pressão arterial sistólica quanto a diastólica.
 
Diminui o risco de ter um ataque cardíaco
Azeite de oliva tem demonstrado que ajuda a prevenir ou diminuir os efeitos das doenças cardiovasculares, diabetes, bem como uma série de outras doenças e condições.
 
Reduz o risco de câncer
Oleocantal, o fitonutriente no azeite, imita o efeito do ibuprofeno na redução da inflamação, o que pode diminuir o risco de câncer de mama e sua recorrência.
 
Reduzir os níveis de obesidade
As gorduras monoinsaturadas, do tipo encontrado no azeite de oliva, quando substituem as gorduras saturadas, podem estimular a perda de peso. O consumo de azeite de oliva tem demonstrado que quebra as gorduras dentro das células adiposas e reduz a insensibilidade à insulina.
 
Benéfico para diabéticos
Foi demonstrado que uma dieta que é rica em azeite, pobre em gorduras saturadas, moderadamente rica em carboidratos e fibras solúveis a partir de frutas, legumes e grãos é a abordagem mais eficaz para os diabéticos.
 
Melhora a mineralização óssea e calcificação
Um alto consumo de azeite tem mostrado melhorar a calcificação óssea. Ele ajuda a absorção de cálcio e, portanto, desempenha um papel importante em ajudar os pacientes e na prevenção do aparecimento da osteoporose.
 
Outros​

Estudos mostraram que dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (o tipo de gordura presente no azeite) podem prevenir o declínio cognitivo associado ao envelhecimento e a doenças como Alzheimer.

Azeite pode aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar a diminuir os efeitos de doenças, como a asma, através de suas propriedades anti-inflamatórias.

Diminui o risco de artrite; Embora as razões ainda não estejam totalmente claras, estudos recentes provaram que pessoas com dietas contendo altos níveis de óleo de oliva têm menor probabilidade de desenvolver artrite reumatóide.

Melhora a saúde da pele

O vinagre balsâmico contém compostos antimicrobianos, ácido acético e antioxidantes. Esses componentes podem ajudar a melhorar a aparência de uma pessoa ao longo do tempo.

Outros vinagres claros foram aplicados topicamente na pele para ajudar a limpar a acne. O vinagre balsâmico pode causar manchas, por isso não deve ser aplicado diretamente na pele.

 
Reduz o açúcar no sangue

O vinagre balsâmico ajuda a regular o açúcar no sangue quando ingerido como parte de uma refeição.

Um estudo que examinou os efeitos científicos do vinagre descobriu que o vinagre balsâmico tem um impacto antiglicêmico quando consumido, o que significa que o açúcar no sangue de uma pessoa aumentará menos drasticamente após uma refeição.

 
Promove uma digestão saudável

O ácido acético é o composto ativo do vinagre balsâmico. Este ácido contém cepas de probióticos que auxiliam na digestão.

Os probióticos encontrados no ácido acético podem ajudar a promover a boa saúde e a digestão do intestino, ao mesmo tempo que apoiam a função imunológica geral.

 
Reduz o colesterol

O vinagre balsâmico pode ajudar a diminuir o colesterol. Os antioxidantes do vinagre balsâmico ajudam a bloquear as células tóxicas no corpo que podem elevar os níveis de colesterol.

 
Perda de peso

Os probióticos no vinagre balsâmico também podem ajudar a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo.

Algumas pesquisas indicam que as pessoas podem consumir menos calorias ao longo do dia, quando adicionam vinagre à refeição da manhã.

 
Tratamento de feridas

O vinagre balsâmico tem sido usado por muitos anos para ajudar no tratamento de feridas.

Sugere-se que o vinagre balsâmico tenha propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas, mas essas alegações ainda não foram bem estudadas.

 
Reduz a hipertensão

Um estudo, embora envolvendo novamente ratos, determinou que o vinagre balsâmico pode ajudar a baixar a pressão arterial. Esta pesquisa sugeriu que a adição regular de vinagre balsâmico aos alimentos poderia ajudar a reduzir a pressão alta ao longo do tempo.

Isso pode ser verdade se uma pessoa substituir alimentos gordurosos, como manteiga e óleo, por vinagre, diminuindo assim a quantidade total de gorduras que consomem.

 
Melhora a circulação sanguínea

O vinagre balsâmico é derivado das uvas. Estudos descobriram que as uvas podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, impedindo a formação de plaquetas nos vasos sanguíneos.